Histórico

 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção DF, foi fundada em 1977, e trouxe ao Distrito Federal a bandeira implantada, de forma nacional, pela associação no que diz respeito a responsabilidade socioambiental.

 

O principal objetivo da ABES é desenvolver e aperfeiçoar atividades relacionadas com Engenharia Sanitária e o Meio Ambiente, fomentando a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

 

Na ABES-DF, 15 diferentes presidentes, com suas respectivas diretorias, contribuíram de forma significativa para o crescimento da associação. Desde Francisco Salles Baptista Ferreira, primeiro mandatário, até os dias de hoje, com o cargo ocupado por Sergio Antonio Gonçalves.

 

Desde sua criação, diversas conquistas e objetivos foram alcançados, sobretudo no debate técnico, institucional e político referente ao saneamento básico, recursos hídricos e meio ambiente, tendo a ABES-DF se consolidado como uma das mais importantes entidades da sociedade civil na defesa intransigente das melhores condições sanitárias e ambientais para o Distrito Federal.

 

Uma atuação marcante da associação tem sido sua participação nos Conselhos Distritais de políticas públicas das áreas de sua atuação, com assento nos seguintes Conselhos representando a sociedade civil: Saneamento Básico; Limpeza Urbana; Recursos Hídricos; Meio Ambiente; Preservação e Planejamento Territorial e Metropolitano; e Comitê Gestor dos Resíduos da Construção Civil e Volumosos.

 

A associação participa, ainda, do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS, exercendo atualmente a coordenação do observatório.

 

A ABES-DF também se destaca na realização de cursos técnicos, seminários e oficinas de trabalho sobre temas atuais que marcam o desenvolvimento da engenharia sanitária e ambiental no Distrito Federal.

 

Em maio de 2011, em uma prova de sucesso, houve a aquisição da sonhada sede própria, em um endereço privilegiado e de fácil acesso, possibilitando instalação de sua secretaria e desenvolvimento das atividades da entidade, como reuniões dos membros e da direção, bem como atendimento das necessidades dos associados. A aquisição do imóvel próprio pela ABES-DF foi possível mediante empenho contínuo da então presidente Maria Geraldina, e da diretoria, que atuou unida, dando sequência aos esforços empreendidos por diretorias anteriores e com o indispensável e prestimoso auxílio de seus sócios institucionais.

 

A ABES-DF tem buscado discutir e catalisar temas ligados ao saneamento, recursos hídricos e meio ambiente, apresentando propostas discutidas com seus associados e com a sociedade, buscando contribuir com a melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico e com a qualidade do meio ambiente no Distrito Federal.

(61) 3703-4610
Endereço:
SAUS Quadra 05, Bloco F – Edifício da Associação Brasileira de Municípios - CEP 70.070-910 - Brasília - DF
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília