A ABES/DF convida para debate sobre Resíduos da Construção Civil e Demolição no DF
publicado em 31/05/2016 - 14:05

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Distrito Federal – ABES DF realizará no dia 01 de junho o debate sobre os resíduos da construção civil e demolição no DF.

 

Já faz 16 anos que o CONAMA baixou a Resolução 307/2002 estabelecendo diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil e dando prazo de 12 meses para que os municípios e o Distrito Federal elaborassem seus Planos Integrados de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil e 18 meses para sua implementação. A mesma Resolução fixou prazo de 18 meses para que os Municípios e o Distrito Federal cessassem a disposição de resíduos de construção civil em aterros de resíduos domiciliares e em áreas de "bota fora".

 

Só em 2011 entrou em vigor no DF a lei 4.704, dispondo sobre a gestão integrada de resíduos da construção civil e de resíduos volumosos. Entretanto, passados quase 5 anos, esta lei ainda não saiu do papel. Pouco dos resíduos das nossas obras civis está sendo reaproveitado e o aterro controlado da Estrutural continua a ser o destino final desses resíduos. Os órgãos e empresas do GDF continuam contratando obras sem exigir planos de gestão dos resíduos e sem incorporar nos orçamentos esses custos. Muito desses resíduos continuam sendo lançados indiscriminadamente nos logradouros, encarecendo a limpeza urbana e comprometendo o desempenho do sistema de drenagem urbana.

 

 

Desde agosto de 2012 foi constituído o Comitê Gestor do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Volumosos do Distrito Federal, no qual a ABES DF tem representação, para agilizar a implementação da Lei 4.704. No entanto, a morosidade tem sido a tônica da atuação desse Comitê. Esse debate pretende identificar dificuldades e contribuir para superá-las, e ao mesmo valorizar as ações positivas na gestão dos RCC e volumosos em andamento.

 

 

Convidados o SLU, a ADASA, a SINESP e o SINDUSCON DF.

Auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB (Asa Norte),  Quarta-feira, 01 de junho de 2016, das 19:30 às 21:30

 

Entrada Franca

 

Participe!

 

 

 Faça sua pré-inscrição aqui.

 

 

 

 

 

 

Wanessa Sousa de Moura

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília