A Câmara Legislativa do DF aprovou em primeiro turno Projeto de Lei apresentado pela ABES/DF
publicado em 28/06/2017 - 21:06

A comercialização de bebidas acondicionadas em garrafas de vidro descartáveis poderá será proibida no Distrito Federal. A Câmara Legislativa aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (28), o projeto de lei nº 1.541/2017, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), que prevê a venda, no atacado e no varejo, apenas de bebidas em garrafas retornáveis. A medida valerá para cervejas, refrigerantes, águas minerais e águas adicionadas de sais.

 

Ficam de fora, bebidas produzidas no exterior. No caso de bebidas produzidas e engarrafadas de forma personalizada por microempresas ou produtor artesanal poderá ser autorizada a comercialização em garrafas descartáveis desde que consentida por órgãos governamental. A proposição prevê desde multa até a apreensão de mercadorias. Segundo Chico Vigilante, a reciclagem dessas embalagens não tem viabilidade no DF e estima-se que aproximadamente 22 mil toneladas de vidro sejam aterradas anualmente.

 

Acesse o Projeto de Lei.

 

Na tarde desta quarta-feira também foi realizada reunião com representantes da ABES/DF e donos de bares e restaurantes sobre a logística reversa das embalagens de vidro no DF. A partir de 1º de agosto de 2017 o SLU vai parar de recolher embalagens de vidros de restaurantes, bares e grandes comércios que produzem mais de 120 litros de resíduos não recicláveis por dia.

 

Segundo o Governo, o DF não tem um centro de reciclagem para vidro. Tudo que é recolhido vai parar no lixão, causando impacto ambiental e lesão aos garis que manuseiam esse tipo de material. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro - Abividro, a fabrica de reciclagem mais próxima do DF fica a 800 km, em Porto Ferreira, interior de São Paulo.

 

Na reunião de hoje, os comerciantes decidiram realizar um manifesto e parar de comprar bebidas em garrafas de vidro das empresas. 

 

 

 

 

Fonte: Câmara Lesgislativa do DF

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília