ABES DF participa de audiência pública do Taquari
publicado em 23/08/2019 - 00:08

A Diretora Raquel Brostel representou a ABES DF e a Câmara Técnica do CRH DF na audiência pública para tratar das diretrizes urbanas do Bairro Taquari – Etapa 2, ocorrida no último dia 19 de agosto na Câmara Legislativa.

 

A audiência teve grande participação dos moradores da região, da sociedade civil e representantes de diversos órgãos do DF.

 

Na mesa estavam a Dep. Arlete Sampaio, o Dep. Leandro Grass, o Prof. Ricardo Minotti, Presidente do Comitê de Bacia do Paranaíba no DF, a Dra. Marta Eliana, do Ministério Público, a Prof. Liza Andrade, da UnB, e representantes da Sema, Terracap, Sedhu, DF Legal, dentre outros.

 

Fazendo uso da palavra, a representante mencionou a questão crítica do lago Paranoá com enfoque no seu histórico de recuperação há 30 anos atrás, da recente crise hídrica e a necessidade de análise de todos os empreendimentos da bacia de forma integrada, para se saber a real situação do lago.

 

Ressaltou também que, em termos de saneamento, o Paranoá é um cartão postal e que a CAESB faz o reuso indireto com a nova captação de água.

 

Por fim, comentou da necessidade de se adotar nova concepção urbanística e a melhoria na execução de obras. Além das densidades urbanas propostas pela SEDHU, que não se mostram adequadas considerando um estudo feito pela Codeplan em 2017.

 

A Dep. Arlete Sampaio fechou a audiência com a indicação que fará novas audiências temáticas, em temas como regularização fundiária, recursos hídricos e PDOT/ZEE.

 

O subsecretário da SEDHU, Sr. Vicente Neto, ficou de avaliar a questão da dilação do prazo e atendimento às demandas da população no sentido de maior participação no planejamento.

 

Uma motivação importante para o adiamento do prazo é a finalização do Plano de Bacia do Paranaíba no DF, previsto para início de 2020.

-

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília