ABES-DF publica orientações sobre gestão de resíduos sólidos em tempos de pandemia do Coronavirus
publicado em 15/04/2020 - 00:04

 

 

 

 O novo Coronavírus (causador da doença COVID-19) é um vírus descoberto em dezembro de 2019, com os primeiros casos ocorridos na China e, em janeiro de 2020, o vírus foi se espalhando mundialmente. No Brasil, o primeiro caso de contaminação pelo COVID-19 foi registrado no fim do mês de fevereiro. Em março, o mundo todo se viu em uma situação de pandemia pelo vírus em questão.

 

 A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc..

 

 Diversas atividades podem contribuir para disseminar a contaminação, inclusive as atividades de manejo dos resíduos sólidos. Diante desse cenário e com o intuito de contribuir para evitar a propagação do vírus, a ABES propõe orientações para a sociedade, gestores públicos e catadores de resíduos recicláveis neste quadro de pandemia em que vivemos atualmente.

 

 São três documentos publicados no site da ABES-DF (www.abes-df.org.br) que podem ser acessados por todos os interessados e que tratam de aspectos importantes, como: a separação de objetos descartáveis, recomendações para a gestão dos serviços de resíduos e orientações gerais para gestores municipais, empresas prestadoras de serviços, garis e cooperativas de catadores.

 

 O primeiro é um texto com instruções acerca da reciclagem e dos cuidados que os atores precisam tomar nesse processo, destacando sobretudo que a coleta seletiva e a triagem devem ser interrompidas durante o período da pandemia de Covid 19 para evitar a contaminação dos catadores no manuseio dos materiais recicláveis.

 

 O segundo documento discorre sobre orientações para a gestão de resíduos sólidos com o objetivo de recomendar ações relativas à gestão de resíduos nesta situação de pandemia, visando garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença, decorrente dos resíduos sólidos nos diversos ambientes.

 

 O terceiro documento traz orientações gerais com informações sobre o novo Coronavirus e destaques sobre os serviços que não podem faltar e aqueles que devem parar nesta situação de pandemia, além de abordar as responsabilidades dos diversos atores neste processo.

 

 Os documentos podem ser acessados em www.abes-df.org.br.

(61) 3703-4610
Endereço:
SAUS Quadra 05, Bloco F – Edifício da Associação Brasileira de Municípios - CEP 70.070-910 - Brasília - DF
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília