ABES/DF e SLU reafirmam “Compromisso Por Brasília”
publicado em 20/02/2019 - 11:40

O presidente da ABES/DF, João Marcos Paes, reuniu-se, nesta terça-feira, 19 de fevereiro, com o diretor-presidente do SLU, Felix Palazzo, para falar sobre o “Compromisso Por Brasília”, responsável pela avaliação anual e conjunta das atividades vinculadas à operação do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), à inclusão dos catadores e ao encerramento das atividades do “lixão da Estrutural”, por um período de 10 anos.

 

 “Queremos o apoio do SLU para reunir as entidades participantes do Compromisso por Brasília e continuar o nosso trabalho. Vamos verificar se o que estava pendente em 2017 foi concluído em 2018”, afirma João Marcos, que também pretende marcar uma nova vistoria nas unidades do SLU neste ano.

 

Os três compromissos firmados em 17 de janeiro de 2017, no ato de inauguração do Aterro Sanitário de Brasília, são:

 

1 – ATERRO SANITÁRIO DE BRASÍLIA - Garantir, ao longo de toda a vida útil destas instalações, as condições técnico-operacionais que assegurem seu efetivo funcionamento como Aterro Sanitário, evitando sua degradação para um lixão.

2 – ANTIGO LIXÃO DA ESTRUTURAL – Dar continuidade às ações que vão permitir encerrar a disposição ambientalmente inadequada de resíduos na área da Estrutural e sua recuperação ambiental.

3 – CATADORES COMO PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚCLICOS – Promover a inserção dos catadores de materiais recicláveis organizados em associações e cooperativas nas atividades de coleta seletiva dos resíduos sólidos.

 

 

 

 

O grupo que compõe o Compromisso por Brasília é instituído por seis entidades com o objetivo de acompanhar não só a manutenção do aterro, mas também todas as ações de inclusão socioeconômico dos catadores, são elas:

 

 

– Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES

– Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS

– Associação dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE

– Mulheres em Trabalhos Informais: globalizando e organizando – WIEGO

– Associação Internacional de Resíduos Sólidos – ISWA

– Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe

 

 

Felix Palazzo confirmou o apoio do SLU e frisou sobre a importância da participação do grupo para contribuir cada vez mais com a gestão dos resíduos sólidos do DF. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília