Alto Araguaia/MT - Justiça do Trabalho e MPT viabilizam entrega de equipamentos aos catadores
publicado em 12/07/2021 - 15:56

-A Justiça do Trabalho em Mato Grosso e o Ministério Público do Trabalho destinaram R$ 239 mil reais para fomentar o trabalho de famílias de catadores de materiais recicláveis de Alto Araguaia (421 km de Cuiabá). Com o valor, as instituições adquiriram e entregaram  equipamentos e um caminhão de coleta para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascalto). Os recursos são provenientes de condenações/multas por danos morais coletivos ou termos de ajustamento de conduta. 

 

Além da compra de um caminhão para coleta de recicláveis, as destinações, autorizadas pela Vara do Trabalho de Alto Araguaia, também possibilitaram a compra de equipamento para compor a estrutura da associação como prensas hidráulicas, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e ainda a realização de um curso para que os catadores pudessem constituir a Ascalto.

A Associação foi idealizada pela Prefeitura Municipal e parceiros, para viabilizar trabalho digno aos 20 catadores. "Não sabíamos que poderíamos receber essa ajuda. Foi muito importante porque mostrou que temos o apoio de muita gente e que nosso trabalho é valorizado", comemorou Manuela Maria, uma das catadoras que atua na organização.

 

Segundo a juíza titular da unidade, Michelle Saliba, a destinação representa uma mudança de paradigma para a sociedade. "O projeto possibilitou a constituição da associação de catadores na região. Agora, esse grupo profissional pode contar com uma qualidade de vida digna saindo dos famigerados lixões e, ao mesmo tempo, auxiliando a sociedade com o desenvolvimento sustentável e coleta de recicláveis que até então não existia no município", explicou.

A Ascalto funciona em um galpão alugado pela Prefeitura às margens da BR- 364, saída para o município de Alto Garças. Para as atividades, o município custeia despesas com combustível e bolsa auxílio no valor de 550 reais por mês.

Durante a rápida cerimônia de entrega da associação e dos equipamentos, os trabalhadores foram beneficiados por outros parceiros do município, como o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que destinou cestas básicas, incluindo itens de limpeza e higiene, além de dois cobertores para cada trabalhador.

 

Acesse o link para mais informações!

(61) 3703-4610
Endereço:
SAUS Quadra 05, Bloco F – Edifício da Associação Brasileira de Municípios - CEP 70.070-910 - Brasília - DF
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília