Aproveitamento energético do biogás será discutido no XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
publicado em 31/07/2014

Montado em parceria com o Probiogás, o Painel 1 - Aproveitamento energético do biogás de RSU: desafios tecnológicos e regulatórios do XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos se iniciará com um balanço do estado da arte e examinará cinco casos de estudo oferecendo um panorama do aproveitamento de biogás gerado em aterros sanitários e em opções de tratamento de resíduos sólidos urbanos, como a digestão anaeróbia e o tratamento mecânico biológico. Serão também discutidos os aspectos regulatórios relativos aos serviços de manejo de resíduos sólidos, distribuição de gás canalizado e autoprodução/produção independente de energia.

O PROBIOGÁS e um projeto de cooperação técnica entre os Governos do Brasil e da Alemanha, executado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

O aproveitamento energético do biogás de resíduos sólidos urbanos é atrativo não somente porque gera receita adicional para sustentar o serviço público de manejo de resíduos sólidos (venda de gás, de energia elétrica e de créditos de carbono), mas também por induzir uma operação mais cuidadosa dos aterros sanitários e de outras instalações de tratamento, induzindo a redução dos impactos ambientais.

O Engenheiro Ernani Ciríaco de Miranda, Diretor da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e Tesoureiro da ABES/DF fará parte do painel e fará um panorama tecnológico da questão e, em entrevista exclusiva ao site da ABES/DF, falou sobre a participação do Governo Federal no aproveitamento do Biogás.

 

“O foco do projeto em desenvolvimento pelo Ministério das Cidades é investigar o potencial de aproveitamento energético do biogás produzido nos aterros sanitários e também nas estações de tratamento de esgotos. O projeto também realiza capacitação técnica e intercâmbio com a Alemanha, que possui inúmeras instalações de aproveitamento do biogás, com larga experiência no tema”, lembrou Miranda.

 

Ernani ainda ressaltou que o projeto inclui “a previsão de produção de manuais, guias práticos e normas técnicas, bem como o apoio a projetos de referência, além ações junto ao setor industrial, para difundir e promover o interesse do setor na produção de máquinas e equipamentos”.

 

Espera-se que, ao final do Projeto, o Governo tenha os elementos necessários para promover o incentivo ao aproveitamento energético do biogás, seja com estímulos na área energética, por meio de normas e condições técnico-financeiras favoráveis ao uso da energia nas instalações próprias ou na geração distribuída, ou seja por meio do financiamento de empreendimentos que adotem o aproveitamento do biogás em sua concepção.

 

O painel, com duração de quatro horas, permitirá avaliar os benefícios diretos e indiretos desta opção de manejo dos resíduos, as dificuldades que devem ser superadas no plano tecnológico, o quadro regulatório atual, os tipos de incentivos que precisam ser implementados e outros assuntos pertinentes.

 

Serviço (Painel 1)
Aproveitamento energético do biogás de RSU: desafios tecnológicos e regulatórios
Data: 06 de agosto
Horário: 14h00 às 18h00
Local: Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Brasília, campus da Universidade de Brasília

 

Serviço EVENTO:
XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos – SNRS
Data: 06 a 08 de agosto de 2014
Local: Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Brasília, campus da Universidade de Brasília

 

 

 Equipe de Comunicação ABES-DF

 

Manuela Lopes
manuela@capitalcomunicacao.com.br
 

Rebeka Cavalcanti
ascom-abesdf@capitalcomunicacao.com.br

rebekacavalcanti@gmail.com

 

Diego Lerte

diegolaerte@gmail.com

 

Thiago Ypiranga

thiagoypiranga@gmail.com

 

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília