AS ÁGUAS PLUVIAIS E A PRESERVAÇÃO DO CONJUNTO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA
publicado em 15/10/2015 - 22:53

No dia 8 de outubro passado, a ABES DF co-promoveu com a Superintendência do IPHAN no Distrito Federal, a Oficina Técnica AS ÁGUAS PLUVIAIS E A PRESERVAÇÃO DO CONJUNTO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA. O evento, que ocorreu no Ed. Iphan, na 713/913 Sul, que contou com uma audiência numerosa e qualificada, teve como objetivo discutir as questões relativas à drenagem urbana e sua relação com a preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília.

 

Os trabalhos foram abertos pelo Superintendente do IPHAN no DF, Arq. Carlos Madson Reis e, em seguida, o Presidente da ABES DF, Eng. Marcos Montenegro, fez uma breve apresentação com o tema Repensando o manejo das águas pluviais no DF.

 

 

A sessão da manhã, mediada pelo Eng. Sérgio Koide, professor da UnB, versou sobre Os Conceitos Modernos no Tratamento das Águas Pluviais Urbanas, tendo os palestrantes o Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, de São Paulo e o Eng. Luiz Fernando Orsini Yazaki, também de São Paulo, abordado os princípios e critérios que devem nortear uma política pública de manejo das águas pluviais urbanas de baixo impacto ambiental.

 

Já a sessão da tarde tratou do tema a Preservação urbana e o manejo das águas pluviais e teve como mediadora a Arq. Lisa Andrade, professora da UnB. A Arquiteta e Urbanista Maria Elaine Kohlsdorf e o Prof. Eng. Antonio Coimbra, Diretor de Urbanização da Novacap, representando a SINESP,  fizeram apresentações abordando soluções para harmonizar o manejo das águas pluviais urbanas com a preservação da cidade.

 

As apresentações feitas durante o evento estão disponíveis aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcos Helano Montenegro

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília