Brasília sediará 8º Fórum Mundial da Água em 2018
publicado em 10/04/2015 - 11:06

A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinaram na manhã do dia (07/04) o memorando de entendimento para tornar Brasília à sede do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, o documento será encaminhado ao Conselho Mundial da Água, durante a realização do 7º Fórum, na próxima semana, na Coreia do Sul.

 

O memorando define os objetivos e princípios para o planejamento do evento em Brasília, assim como orienta a cooperação entre o Distrito Federal, o Governo Federal e o Conselho Mundial da Água, responsável pelo fórum desde a sua primeira edição, em 1997.

 

O Fórum é o maior acontecimento do planeta sobre o tema água. Desde sua primeira versão, em 1997, o Brasil vem se apresentando como ator privilegiado pela importância de deter a maior quantidade de água doce do planeta e dispor de um sólido arcabouço institucional no que se refere à gestão dos recursos hídricos.

Realizado a cada três anos, o Fórum reúne cientistas, políticos, governantes, estudantes, organizações não governamentais, empresas e chefes de Estado, que  se debruçam na troca de experiências para solucionar os atuais problemas e formular propostas concretas para os grandes desafios mundiais na área dos recursos hídricos.

 

Depois de elogiar a ação da Adasa e da ANA nas tratativas de garantir para o Brasil a realização do Fórum ,  o Governador Rollemberg,  disse que  “precisamos mudar o nosso paradigma em relação à água, cuidar das nossas fontes de abastecimento, evitar o desperdício e o desmatamento nas áreas de preservação permanente — o que faz parte de uma conscientização coletiva. Queremos aproveitar a realização do fórum para ampliar a mobilização em torno do uso racional da água”, ressaltou o Governador.

 

A ministra do Meio Ambiente disse que o Fórum “será uma excelente oportunidade para que discutamos também o meio ambiente e as cidades sustentáveis numa outra perspectiva, proativa É importante que os próximos anos sirvam não só para preparar o evento, mas também para discutir o tema com agentes econômicos e sociais”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da ADASA

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília