Cientista instala 40 câmeras em montanha e descobre 'inúmeros' mamíferos
publicado em 28/06/2014

Cientistas australianos anunciaram nesta semana terem descoberto "inúmeras" espécies de mamíferos na Nova Guiné, após instalarem 40 câmeras fotográficas em uma montanha no Norte do país. Dentre os animais até então desconhecidos, está um novo canguru do tamanho de um cachorro.

 

Com verbas arrecadadas na internet por meio do "crowdfunding", o ecologista e pesquisador da Universidade de Deakin. Euan Ritchie, colocou equipamentos espalhados pela cordilheira Torricelli. As máquinas eram capazes de fazer fotos quando animais se aproximavam, mesmo em períodos noturnos.

 

Ao coletar as imagens, Ritchie se deparou não só com espécies ameaçadas de extinção, mas também com outras até então desconhecidas pela Ciência. Uma delas é o wallaby dorcopsulus, um pequeno canguru que lembra mamíferos caninos. Segundo o cientista, também surgiram outros tipos de marsupiais e roedores que ainda não tinham sido catalogados. Os pesquisadores também conseguiram tirar fotos de uma das áves da espécie Pitohoui , a única que é venenosa do mundo.

 

O projeto de Ritchie foi feito em parceria com a Aliança de Conservação do Tenkile (TCA, em inglês), que visa a proteger de extinção o mamífero de mesmo nome, encontrado principalmente na montanha onde foram instaladas as câmeras.

 

Fonte: (O Globo, com Agências)

 

 

Equipe de Comunicação ABES-DF

 

Manuela Lopes
manuela@capitalcomunicacao.com.br
 

Rebeka Cavalcanti
ascom-abesdf@capitalcomunicacao.com.br

rebekacavalcanti@gmail.com

 

Diego Lerte

diegolaerte@gmail.com

 

Thiago Ypiranga

 thiagoypiranga@gmail.com

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília