Desafios do Saneamento Ambiental: encontro realizado no Distrito Federal
publicado em 14/09/2017 - 11:09

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e a ABES/DF promoveram nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, mais um encontro do Ciclo de Debates “Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil”. Esta foi a vez do Distrito Federal receber o evento. Realizado no auditório do CREA/DF, o encontro contou um público de aproximadamente 30 pessoas e a presença dos presidentes da ABES/RJ e ABES/MS que assistiram à palestra ministrada pelo presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, na qual abordou os 10 anos da Lei de Saneamento, Saneamento na Região Centro-Oeste e no DF e sobre o tema “Saneamento Público ou Privado”.

 

O presidente apresentou também o estudo da ABES “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015”, sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015. Todas as informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. O relatório completo com os dados por Grandes Regiões e Unidades da Federação está disponível aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Para o presidente da ABES, Roberval Tavares, a maior dificuldade encontrada no saneamento é a falta de gestão e que o controle social é de suma importância para a fiscalização. “Os acertos da lei foram enormes, nós não utilizamos da lei em sua plenitude, apenas 30% dos nossos municípios tem plano municipal de saneamento, portanto a peça central é o Plano Municipal. Nós precisamos apresentar para sociedade e convencê-la dos benefícios que a cultura pelo saneamento pode proporcionar. Sendo o DF a 22º cidade visitada nesse ciclo de debates, afirmo que todas as idéias e apontamentos levantados em todo o Brasil serão considerados e apresentados durante o Congresso ABES FENASAN 2017 – o Maior encontro de Saneamento das Américas, nos dias 02 a 06 de outubro de 2017, em São Paulo/SP”, finalizou.

 

 

Confira a apresentação do debate aqui.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília