Eleições Municipais 2020 - Carta de compromisso para a gestão de resíduos sólidos
publicado em 21/10/2020 - 00:10

  

A Coordenação Nacional da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS) da ABES elaborou uma carta para os candidatos e candidatas a Prefeitos e Prefeitas contendo orientações básicas para a Gestão dos Resíduos Sólidos Municipais. O objetivo é apresentar a carta ao máximo possível de candidatos e candidatas para que adotem o compromisso com as melhores práticas de gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Ao todo são 32 pontos sobre gestão, tratamento e disposição final, e sustentabilidade focados em uma cidade saudável, solidária e bonita no manejo dos resíduos sólidos urbanos. Há também uma segunda versão da carta em que as orientações são resumidas em 10 pontos.

Como exemplo das propostas podemos citar: “promover a coleta seletiva contratando as cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis como prestadores de serviços públicos e apoiar a inclusão dos autônomos, garantindo-lhes condições adequadas de trabalho, e pagamento pelo serviço prestado”. Outro exemplo é: “estabelecer metas de recuperação progressiva dos resíduos orgânicos e recicláveis mais ambiciosas que as dos acordos setoriais, se viáveis ambiental e economicamente e na forma indicada no PMGIRS”.

Além de divulgar em seu site, a ABES, em articulação com entidades parceiras, estimula a divulgação das duas propostas em redes sociais e o envio ao máximo possível de candidatos e candidatas.

Para acessar as Cartas clique em:

Versão ampliada

 

Versão resumida

 

 

 

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SAUS Quadra 05, Bloco F – Edifício da Associação Brasileira de Municípios - CEP 70.070-910 - Brasília - DF
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília