Encontro Sul Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária
publicado em 19/10/2016 - 11:10

Nos dias 2 a 4 de novembro de 2016 ocorrerá em Joinville, Santa Catarina na UNIVILLE a primeira edição do Encontro Sul Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária.

 

O evento para os profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária que atuam em várias frentes,  abordará vários  temas, divididos em Conferências, Mesas Redondas, Mini Cursos e Visitas Técnicas.

 

Este Encontro será, também, um preparatório para o IX SBEA que ocorrerá no Estado de Minas Gerais em 2017.

 

O objetivo é que os participantes possam trocar informações, iniciado amizades, ampliado seus conhecimentos e seu networking.

 

A coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Nacional Engenheira Heliana Kátia Tavares Campos fará uma apresentação sobre o tema: Destinação adequada dos resíduos e o cumprimento da legislação, o caso do Distrito Federal.

 

Resumo da apresentação: O manejo dos resíduos sólidos no Brasil tem evoluído a passos lentos no que diz respeito à redução da sua geração e ao seu tratamento. A passos firmes embora arrastados na evolução da disposição final em aterros sanitários e a passos  acelerados no quesito coleta domiciliar, superando o percentual de outros serviços de saneamento como abastecimento de água e em muito a coleta do esgoto. A regionalização da disposição dos resíduos foi o fator que mais contribuiu para o aumento da sua disposição adequada nos últimos anos alcançando o índice de 58%.

 

No Distrito Federal os resíduos vêm sendo dispostos em um antigo lixão que recebeu melhorias no cercamento, na limitação dos tipos de resíduos a serem ali dispostos, na introdução do controle de entrada e saída de veículos e pessoas, drenagem e queima de gás metano, drenagem e recirculação de chorume entre outras melhorias. Ainda persistem no local diversas irregularidades e a presença de um grande contingente de catadores de materiais recicláveis.

 

Atualmente está em fase de conclusão a obra de implantação do Primeiro Aterro Sanitário do Distrito Federal que será inaugurado ainda este ano. Para o ano de 2017 está prevista a conclusão de 5 Instalações de Recuperação de Resíduos a serem operadas pelas organizações de catadores e uma central de comercialização. Dessa forma pretende-se concluir até o final da atual gestão (2015/2018) o processo de cumprimento da legislação federal e local relativa ã gestão dos resíduos sólidos urbanos.

 

 

Informações: http://www.ambientalsulbrasil.eng.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília