Enquadramento das Águas do DF
publicado em 04/11/2015 - 20:42

Aconteceu ontem (27/10), das 19h às 22h, o Seminário - Enquadramento das Águas do Distrito Federal: o que temos, o que queremos e o que podemos, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES DF em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA DF, no auditório do CREA. 

 

O Presidente da ABES DF, Marcos Helano Montegro, abriu o evento apresentando o mapa hidrográfico do DF, a Resolução CONAMA 357/2005 e as classes de enquadramento. Falou também sobre as estações de tratamento da CAESB, os sistemas de abastecimento e destacou as Resoluções nº 01 e 02 do Conselho de Recursos Hídricos de 2014. 

 

Em seguida, a Chefe do Monitoramento da ADASA, Camila Campos, fez uma apresentação sobre a situação das águas do DF, os riscos à sua qualidade e os impactos aos usos. Ressaltou sobre as Estações de Monitoramento no DF, a metodologia utilizada no ponto de controle em cada unidade hidrográfica, uso e ocupação do solo e sobre a disponibilidade hídrica no DF. 

 

O Presidente da CBH Paranoá, Jorge Enoch, focou no enquadramento das águas, as classes que as águas se encontram e a articulação dos órgãos e comitês responsáveis, que lutam por uma formulação política efetiva. 

 

A Engenheira Civil, Raquel Brostel, Conselheira Consultiva da ABES DF e Analista de Sistemas de Saneamento da CAESB, enfatizou sobre a efetivação do enquadramento – metas intermediárias e final e as ações necessárias ao seu alcance, as definições gerais contidas nas Resoluções nº 01 e 02 do CRH -DF e as ações para implementação do Enquadramento. Após as apresentações foi aberto um momento para debate com a participação dos convidados.

 

Por fim, os comentaristas, Benny Schasberg (UnB), Maria Silvia Rossi (SEMA) e  Paulo Sales (ADASA), encerraram o evento falando sobre a  política urbana e os impactos do enquadramento, a política ambiental, a regulação das águas e a efetivação do enquadramento.

 

O Seminário contou com a participação Técnicos, Gestores, Organizações não Governamentais, Poder Público, Entidades Privadasde e com mais de 100 estudantes das Instituições de Ensino Superior do DF

 

Confira aqui todas as apresentações do Seminário.

 

 

 

 

Wanessa Sousa de Moura

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília