Estudantes exercitam responsabilidade social além dos muros da escola
publicado em 26/07/2014
A dedicação à grafitagem de um muro e à pintura das fachadas de algumas casas na comunidade do Heliópolis, na zona Sul de São Paulo. Essa atividade voluntária extracurricular marcou o último dia 31, cerca de 70 alunos do ensino médio, na faixa etária dos 15 aos 16 anos, dos Colégios Guilherme Dumont Villares e Saint Francis College, no dia 31 de maio. Por meio de parceria com a ONG internacional Habitat para a Humanidade – Brasil, com apoio da ONG UNAS Heliópolis, esses estudantes auxiliaram moradores, com o acompanhamento de pedreiros contratados para ajudar na iniciativa. O projeto desenvolvido pela entidade, em diferentes localidades, se chama Somos todos Vizinhos, e com este grupo, foi viabilizado com arrecadações que envolveram as Associações de Pais e Mestres (APMs) das instituições e outros patrocinadores.
 
O professor de História do Ensino Médio Amauri Galhardo Pedroso, coordenador do Núcleo de Estudos para os Direitos Humanos do Colégio Guilherme Dumont Villares, explica que um dos critérios estabelecidos para a iniciativa foi que nas casas beneficiadas vivessem crianças e idosos do bairro. Ao mesmo tempo, houve a integração entre os alunos dos colégios e da comunidade local. “Vivenciamos cenas de coleguismo por parte dos moradores locais, como o preparo de um bolo e a apresentação de uma jovem violinista”.
 
 
“Pelo lado pedagógico, a proposta é incentivar a sensibilização para o direito à moradia digna. A APM de nossa escola, por exemplo, arrecadou R$ 10 mil para a aquisição de material e dos serviços de mão-de-obra intermediados pela ONG. Quatro alunos com habilidade para o grafite ajudaram nesta atividade. Essas participações integraram a comunidade escolar no projeto”, conta.
 Na etapa atual, de acordo com o professor, está sendo programada a realização de reunião com os alunos envolvidos  na ação. “Também será apresentado o vídeo produzido pela ONG sobre a atividade para a comunidade escolar. Em setembro, mais um grupo de estudantes participará da parte prática do projeto”. Segundo Pedroso, no ano passado, houve a primeira participação da escola, neste projeto,também em Heliópolis. “Naquela oportunidade, foram reformadas quatro casas com a participação de outro colégio parceiro”, diz.
 
Até hoje, a ONG Habitat registrou 800 mil casas construídas ou reformadas, de famílias de baixa renda, em diferentes partes do mundo, nos 70 países onde atua. Só no Brasil foram 6000 casas.
 
 
Fonte: http://horizontegeografico.com.br
 
 

Equipe de Comunicação ABES-DF

 

Manuela Lopes
manuela@capitalcomunicacao.com.br
 

Rebeka Cavalcanti
ascom-abesdf@capitalcomunicacao.com.br

rebekacavalcanti@gmail.com

 

Diego Lerte

diegolaerte@gmail.com

 

Thiago Ypiranga

 thiagoypiranga@gmail.com

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília