Ex-presidente da Funasa ministra palestra sobre Plano Municipal de Saneamento
publicado em 27/05/2014

Na tarde desta segunda-feira, 26 de maio, o engenheiro civil Gilson Queiroz, representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MG), ministrou palestra sobre a implantação dos Planos Municipais de Saneamento e seus desafios, em Itabira. O encontro faz parte da programação do Seminário Implementação dos Planos Municipais de Saneamento na bacia do Rio Doce, realizado pelo Crea-MG, núcleo Itabira. O seminário ocorre na Ativa.

Gilson Queiroz é ex-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele iniciou a palestra evidenciando o cenário atual na questão dos resíduos sólidos (falta de saneamento básico, esgotamento etc) e a sobre a gestão desses resíduos. Segundo informou, não há 100% do saneamento básico em nenhuma cidade, mas apenas algo próximo do ideal.

“Os investimentos desordenados que foram feitos no passado não podem se repetir. Deve-se primeiro se planejar, organizar, executar e gerir”, declarou, se referindo aos problemas atuais do saneamento básico. Ele ressaltou que de nada adianta investimentos por parte do Poder Público sem haver um planejamento anterior. “O plano de saneamento é para ser definitivamente uma ferramenta de gestão”, explicou sobre a necessidade de os municípios terem o plano.

Gilson afirmou que cada localidade tem uma forma de cuidar de seus resíduos, esgotamento, mas ele acredita que um dos principais desafios é desenvolver tecnologias capazes de assegurar a sustentabilidade dos sistemas locais de saneamento, o que nas cidades menores e no meio rural se torna mais difícil.

Participaram do encontro o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Doce, Iusifith Chafith Felipe; a presidente da Abes-MG Célia Rennó, a presidente da Asseag, Maria das Graças Lage; Francisco das Graças Bernardino (Natinho) – inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais em Itabira; o secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira e o representante da Vale no Plano Municipal de Saneamento, Paulo Therezo.

A programação segue até às 18h30 com palestras, debates e apresentação cultural com a cantora itabirana Rosa Márcia.

Fonte: De Fato online.

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília