Flona do Crepori (PA) é concedida ao manejo florestal sustentável
publicado em 09/06/2014

Duas unidades de manejo florestal (UMF) da Floresta Nacional do Crepori, sudoeste do Pará, foram concedidas para a empresa paraense Brasad’Oc Timber realizar atividades de manejo sustentável. Com aproximadamente 134 e 60 mil hectares, as unidades estão localizadas no município de Jacareacanga e a partir da operação das concessões poderão produzir mais de 100 mil metros cúbicos de madeira por ano.

A partir da operação dos trabalhos nas duas unidades concedidas ao manejo florestal, cerca de 380 trabalhadores terão carteira assinada. O número abrange os profissionais que vão a campo, os que trabalham no processamento da madeira e os que supervisionam e planejam as atividades econômicas. 

Estima-se que mais de 80% dos postos de trabalho serão preenchidos por mão-de-obra local. Além disso, as comunidades do entorno da UC serão beneficiadas com investimentos em bens e serviços. 

A assinatura dos contratos foi realizada na última sexta–feira (6), na sede do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em Brasília, e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Durante a cerimônia, a ministra Izabella Teixeira frisou a necessidade de ampliar a questão das concessões florestais. "O modelo tem que ser de grande escala, transparente, referência; tem que viabilizar uma economia florestal compatível ao País. Isso precisa ser feito de maneira estruturada e não mais em pequena escala. Há uma ambição política legítima de ampliar o número de florestas nacionais com vistas à concessão pública", disse.

Para o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, cada contrato representa uma porta aberta para a relação entre concessão florestal e preservação ambiental. "E cada porta aberta é uma porteira do desmatamento desordenado fechada. Avancemos por essa política, que já é vitoriosa", disse.

O manejo florestal é caracterizado pela intervenção planejada e com baixo impacto à vegetação, o que garante a manutenção da biodiversidade e a eficiência na produção de madeira.

Empresa selecionada

A Brasad´Oc Timber Comércio de Madeiras Ltda venceu o processo licitatório de duas das quatro unidades da Flona e vai realizar o manejo florestal sustentável por 40 anos dessas áreas, que têm 59,8 mil e 134 mil hectares. Estima-se que a produção nesses locais ultrapasse os 100 mil metros cúbicos de madeira por ano, o que aumentará a oferta de madeira legal no mercado e contribuirá para o desenvolvimento local sustentável.

Marcus Vinicius Alves, diretor-geral substituto do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), também participou da assinatura e ressaltou a importância da concessão. "São os primeiros contratos de concessão que estão sendo assinados numa região de extrema sensibilidade social e ambiental, que é a região do Pará ao longo do eixo da BR-163. Esses contratos representam uma prova para a consolidação da política de concessões florestais numa região bastante sensível sob vários aspectos", afirmou.

 

Elaboração do edital

Para a elaboração do edital de licitação para concessão na Flona do Crepori, o Serviço Florestal Brasileiro promoveu um processo de consulta pública, com a realização de audiências públicas e reuniões técnicas na região para apresentar e debater o pré-edital. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de abril.

A Flona do Crepori

A Flona do Crepori tem 742.197 hectares e localiza-se no sudoeste do Pará, área de influência da BR-163. Está entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no interflúvio dos rios Madeira e Tapajós, fronteira com o estado do Amazonas. A UC foi criada em fevereiro de 2006 no âmbito das medidas de ordenamento territorial e proteção ambiental.

 

Fonte: Brasil.gov.br.

 

Equipe de Comunicação ABES-DF

 

Manuela Lopes
manuela@capitalcomunicacao.com.br
 

Rebeka Cavalcanti
ascom-abesdf@capitalcomunicacao.com.br

rebekacavalcanti@gmail.com

 

Diego Lerte

diegolaerte@gmail.com

 

Thiago Ypiranga

 thiagoypiranga@gmail.com

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília