II Edição do concurso “SANEAMENTO BÁSICO: Escola Cidadã”
publicado em 01/12/2017 - 15:55

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Distrito Federal (ABES-DF), com apoio de órgãos públicos e instituições parceiras, promove concurso voltado para as escolas das redes pública e privada do Distrito Federal visando a promoção na melhoria do saneamento básico local, por meio de atividades de educação ambiental e de mobilização da comunidade escolar. 

 

A Segunda edição do concurso “SANEAMENTO BÁSICO: Escola Cidadã” está aberto, exclusivamente, às escolas das redes pública e privada, de ensino fundamental e ensino médio, sendo imprescindível, ao gestor escolar ou aos demais integrantes da gestão realizar a inscrição no concurso.

 

Inscrições até 29 de março 2018.

 

O Concurso tem como objetivo reduzir o consumo de água, incentivando as escolas à realização de um diagnóstico sobre o consumo de água e à implantação de modelos que contribuam para o uso consciente da água, evitando problemas futuros de escassez. Ampliar a coleta seletiva, identificando a quantidade e a qualidade dos resíduos gerados e as possibilidades de seu aproveitamento para a reciclagem dos resíduos secos e a compostagem dos resíduos orgânicos.

 

 

Nesta edição, as escolas participantes terão dois desafios:

 

Desafio I: “Cada Gota Conta”, desafia as escolas a reduzirem o consumo de água de forma sustentável.

 

Desafio II: “Encerramento do Lixão: Eu participo”, desafia as escolas a implantarem ou ampliarem a coleta seletiva dentro da escola como também na comunidade do entorno.

 

 

Todas as escolas, com seus respectivos coordenadores dos projetos que concluírem as fases definidas neste Edital serão consideradas vencedoras e receberão um certificado de reconhecimento da ABES, em conjunto com a CAESB, no caso de ter participado do projeto “Cada Gota Conta” e da ABES, em conjunto com o SLU, no caso de participação no projeto “Encerramento do Lixão: Eu participo”. O concurso será realizado em três etapas de escolaridade, a saber:

 

Etapa 1 – Anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)

Etapa 2 –Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano)

Etapa 3 – Ensino Médio

 

Os três projetos com melhor pontuação de cada uma das etapas de ensino, para cada um dos dois desafios, serão premiados. 

 

 

Como Participar

 

  

Todas as escolas da rede pública e privada estão aptas a se inscrever e concorrer ao concurso “Saneamento Básico: Escola Cidadã”, desde que preencham os requisitos presentes no Edital de chamamento, em especial, no que diz respeito ao envio de formulário de inscrição, plano de atividades a ser desenvolvido no ano de 2018, declaração, autorização do uso de imagem, ficha de sistematização e documentos comprobatórios.

 

 

O formulário eletrônico obrigatório para inscrição deve ser preenchido aqui e as declarações devem ser baixadas nos anexos do Edital, preenchidas e enviadas com as devidas assinaturas para o email: sec.abesdf@gmail.com (coloque no assunto do email o nome da escola). A homologação da inscrição das escolas no concurso “Saneamento Básico: Escola Cidadã” será postada no site WWW.abes-df.org.br.

 

 

Cronograma Físico:

 

- Prazo para manifestação de interesse das escolas: 29/03

- Capacitação das escolas interessadas: 03/04

- Prazo para envio da inscrição (relatório de atividades): 26/05

- Análise das propostas e julgamento: 26/05 a 11/06

- Divulgação dos resultados: 11/06

 

- Apresentação dos vencedores e premiação: 18/06

 

 

 

Confira o Manual de Boas Práticas produzido na primeira edição do Concurso Saneamento nas Escolas.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília