III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável
publicado em 17/04/2015 - 11:34

O “Manejo dos Resíduos Sólidos” foi um dos temas abordados no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), no dia  09/04. O evento foi realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de 7 a 9 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A diretora da ABES-DF, Kátia Campos, atuou como mediadora da mesa temática.

 

Participaram como expositores, as seguintes autoridades: a diretora do Programa de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia (GO), Márcia Nayane Rocha Santana; o diretor executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Roberto Vieira da Silva Filho; o consultor jurídico da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Wladimir Ribeiro; a diretora de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Zilda Veloso; a coordenadora da Área Internacional da Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR), Susana Abreu e a procuradora Geral Municipal Pirenópolis (GO), Karla Machado Mendonça. 

 

A mesa temática abordou o tema dos resíduos sólidos na perspectiva de aprimorar a cooperação federativa e apontar caminhos para uma mudança de postura, a fim de reduzir o desperdício e melhorar a gestão dos resíduos sólidos nas cidades. Para a diretora Kátia Campos, o evento apresentou experiências em resíduos sólidos do país e do exterior. "Durante o encontro, foram apontados pontos cruciais para o desenvolvimento do setor, como a formação técnica dos profissionais envolvidos", afirmou.  

 

O Encontro

 

Com a primeira edição realizada em 2012, o EMDS já se consolida como o maior evento sobre sustentabilidade do país. Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a Dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes à mobilidade urbana, são alguns dos temas do encontro.

 

 

 

fonte: SLU Notícias

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília