Inscrições abertas para Encontro de Gestores Municipais de Limpeza Urbana
publicado em 15/09/2015 - 09:56

Estão abertas as inscrições para o “I Encontro Nacional de Gestores Municipais de Limpeza Urbana”, que acontece no próximo dia 01º de outubro, em Brasília. O evento é uma iniciativa das entidades municipalistas, com a coordenação da Assemae. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pela internet (clique aqui).

O encontro ocorrerá no auditório da Associação Brasileira de Municípios (ABM), a partir das 9h, incluindo a participação de especialistas do setor, gestores públicos e representantes do governo federal. A ideia é possibilitar a troca de experiência visando à melhoria da gestão de resíduos sólidos nos municípios.

A programação apresenta como tema central “Resíduos sólidos: os desafios da gestão, coleta seletiva e logística reversa de embalagens em geral”. Na primeira palestra, o Ministério do Meio Ambiente vai orientar os municípios sobre os preparativos para o acordo setorial que envolve a logística reversa de embalagens. Ainda pela manhã, ocorrerá a apresentação de uma avaliação técnica e jurídica relacionada ao tema.

A terceira palestra do evento vai esclarecer os modelos de logística reversa em cadeia já implantados no Brasil. O debate terá a participação de representantes dos acordos setoriais de embalagens de agrotóxicos, pneus, óleos lubrificantes e lâmpadas fluorescentes.

As atividades da tarde serão iniciadas pela discussão quanto à sustentabilidade dos serviços municipais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Como palestrantes, foram convidados gestores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) e da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Ao final do evento ocorrerá o lançamento do Segundo Diagnóstico de Resíduos Sólidos do Distrito Federal, um documento que visa subsidiar o Serviço de Limpeza Urbana do DF no atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, o Brasil precisa avançar na conscientização da sociedade e gestão dos rejeitos, visto que o país já é o 5º maior gerador de resíduos do mundo. “Queremos garantir o comprometimento da União e dos estados junto aos municípios, unindo esforços para a construção de um ambiente mais saudável. Daí a necessidade de provocar o debate em eventos como esse”.

Integram a organização do evento as seguintes entidades:

Associação Brasileira de Municípios – ABM

Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção DF (Abes/DF)

Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema)

Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente – Anamma

Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae

Confederação Nacional de Municípios – CNM

Frente Nacional de Prefeitos – FNP

 

Serviço

O que: Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Limpeza Urbana

Quando: 01º de outubro, das 9h às 17h.

Onde: Associação Brasileira de Municípios – ABM. Endereço: Setor de Autarquias Sul, Quadra 05, Bloco F, Brasília – DF.

Inscrições: Clique aqui

 

 

 

 

Matéria: Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - Assemae

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília