Manejo dos Resíduos da Construção Civil e Demolição no DF - Desafios presentes e futuros
publicado em 29/09/2015 - 14:09

Aconteceu ontem 28/09, a oficina de trabalho – Manejo dos Resíduos da Construção Civil e Demolição no DF, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA/DF.

O Evento foi aberto pelo Presidente da ABES DF, Marcos Helano Montenegro, que apresentou brevemente os programas de reciclagem de entulhos, os planos de gerenciamento dos resíduos, a resolução do CONAMA 307/2012 e a Lei 4.704/2011 que dispõe sobre a gestão integrada de resíduos da construção civil e de resíduos volumosos, mas especificamente sobre o capítulo VIII da lei, que trata das responsabilidades e atribuições.

A oficina foi ministrada em 4 painéis, na parte da manhã o primeiro painel foi coordenado pelo Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU DF, Tony Malheiros e contou com a participação da Diretora Geral do Serviço de Limpeza Urbana do DF - SLU, Heliana Kátia Campos, a Diretora Geral do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Jane Vilas Boas, Superintendente de Fiscalização de Limpeza Urbana da Agência de Fiscalização do DF - AGEFIS, Adriana Moreira e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Jorge Arthur e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF – ADASA, Elidânia dos Santos. Os palestrantes debateram sobre educação ambiental, sobre os pontos de coletas de resíduos no DF, fiscalização, liberação de terrenos para aterros controlados e sobre as dificuldades em instituir quem irá fiscalizar os processos de descarte e reciclagem dos resíduos da construção civil - RCC.

Já no segundo painel foram apresentados os avanços no manejo dos resíduos da construção civil e o sucesso da destinação final nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Jundiaí. O painel foi coordenado pela representante da Caixa Econômica Federal, Denise Seabra, e apresentação da Assessora da Autoridade Municipal  de Limpeza Urbana – AMLURB, Maria Salete Marreti, Diretor de Gestão e Planejamento  do SLU – BH, Pedro Gasparini Heller e Secretário de Serviços Públicos de Jundiaí – SP, Aguinaldo Leite.

Na parte da tarde, o terceiro painel apresentou políticas ambientais, editais e licitações que cobram o plano de gerenciamento dos resíduos da construção civil e gestão ambiental, reuso e reciclagem, usinas de reciclagem dos RCCs de Ceilândia e a construção de uma nova usina na estrutural, aterros privados e públicos e sobre os pontos de depositos clandestinos de RCC. O painel foi coordenado pelo representante do Fórum das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno, Luiz Mourão e apresentações do Presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF – CAESB, Maurício Luduvice, Presidente da Companhia do Metropolitano do DF – METRÔ, Marcelo Dourado, Presidente do Departamento de Estadas de Rolagem do DF – DER, Henrique Luduvice, Diretor de Edificações da companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP, Márcio Buzar e representante do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – SINESP, Diego.

No último painel foi questionado as empreiteiras, construtoras e transportadoras quais serão as práticas implantadas para que a cidade fique mais bonita e limpa pela ausência de entulhos nas vias e logradouros públicos e o que vão fazer para que o entulho se transforme em material reciclável. A mesa foi coordenada pelo Diretor do Departamento de Articulação Institucional do Ministério das Cidades, Ernani Ciriaco de Miranda e apresentações pelo Vice-Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF – SINDUSCON, Marcontoni Bites, Presidente da Associação Brasiliense de Construtores – ASBRACO, Luiz Afonso Delgado, Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF – ADEMI, Paulo Muniz e o Presidente da Associação dos Carroceiros do DF, Estanislau Raimundo Neto.

A oficina contou com a participação de técnicos e gestores da área, estudantes e sociedade civil. O Evento foi encerrado com os agradecimentos do Presidente CREA/DF, Flávio Correia de Sousa e pela representante da ABES/DF, Thaís Brito de Oliveira.

 

Programação

 

Wanessa Sousa de Moura

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília