Mesa Redonda - Abastecimento de água no DF: aprendendo com a crise
publicado em 26/11/2016 - 00:11

A Seção do Distrito Federal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES DF) promoverá, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA DF),  a Mesa Redonda - Abastecimento de água no DF: aprendendo com a crise.

 

O evento ocorrerá na noite do próximo 07 de dezembro, quarta-feira, das 19:30 às 22:00 horas, no auditório principal do CREA DF (SGAS 901, Cj. D, na Asa Sul).

 

Pretendemos que esta iniciativa permita informar sobre a situação do abastecimento de água no Distrito Federal e de seus recursos hídricos promovendo a discussão técnica sobre os problemas atuais e as perspectivas de solução, em especial quanto à gestão da atual crise e das lições até aqui aprendidas quanto à minimização dos riscos envolvidos em situações desta natureza. 

 

Situações de escassez são momentos propícios para avaliar as estratégias de promoção do equilíbrio entre oferta e demanda de água para os diversos usos. Uso racional da água na cidade e na agricultura, combate às perdas, reuso, cobrança pelo uso da água, desenvolvimento de novos mananciais, adoção de tecnologias poupadoras de água, educação ambiental e mobilização comunitária estão na ordem do dia.

 

Esperamos motivar os participantes a se envolverem com a investigação e o equacionamento dos problemas relacionados com a gestão das águas do DF, tanto no ambiente acadêmico, quanto no âmbito das instituições governamentais e das organizações da sociedade civil com interesses afins.

 

 

Programação 

 

 

Abertura

 

1 – O uso da água na agricultura no DF: oportunidades de racionalização e melhoria da gestão

 

Palestrante confirmado: Eng. Agrícola Jorge Enoch Furquim WernecK Lima – Pesquisador da Embrapa Cerrados. Mestre em Irrigação e Agroambientes e Doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.  

 

2 – Usos urbanos da água no DF: os desafios da promoção do equilíbrio entre oferta e demanda. 

 

Palestrante confirmado: Eng. Civil Adauto Santos do Espírito Santo – Projetista e consultor sênior na área de saneamento ambiental. 

 

Palestra 3 – Gestão dos recursos hídricos no DF: a atuação da ADASA na crise.

 

Palestrante convidado: Biólogo Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles. Presidente da ADASA. Mestre em Ecologia e Doutor em Ecologia.

 

Palestra 4 – Estratégias da CAESB para minimizar a atual escassez de água.

 

Palestrante convidado: Eng. Químico Maurício Leite Luduvice. Presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). PhD em Engenharia e MSc em Engenharia Ambiental.

 

Debates

 

O evento é aberto ao público e todos os interessados são bem vindos.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília