Ministro confirma mudança no marco regulatório do biodiesel
publicado em 27/05/2014

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, afirmou ontem, logo após o lançamento do Plano Safra da agricultura familiar, que a presidente Dilma Rousseff anunciará na próxima quarta-feira mudanças no marco regulatório do biodiesel. "Vamos apresentar as novas medidas no próximo dia 28", afirmou Rossetto, cuja Pasta tem participado das discussões nessa frente.

 

Quando deixou a cerimônia de ontem no Palácio do Planalto, Dilma evitou comentar se o percentual de mistura obrigatória de biodiesel no diesel vendido no país será de fato elevado, como há tempos defendem as empresas que atuam no segmento. Além de beneficiar essa indústria e produtores de culturas que servem como matéria-prima para a produção do biocombustível, como a soja, a ampliação da mistura seria uma forma de socorrer a Petrobras, já que a necessidade de importação de diesel fóssil da estatal seria menor.

 

"Espere e verá", disse a presidente ao ser questionada pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. No sábado, reportagem do jornal "O Globo" informou que o percentual de mistura de biodiesel no diesel passará de 5% para 6% a partir de julho, e que a medida provisória que tratará desse aumento já vai prever um incremento para 7% em setembro.

 

As associações que reúnem empresas produtoras de biodiesel defendem há mais de um ano a elevação da mistura para 7% no país. Como é grande a capacidade ociosa no ramo, não haveria dificuldades em atender ao aumento da demanda previsto - que, segundo estudos, também não teria impacto significativo na inflação.

 

 

Fonte: Jornal da Ciência.

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília