Números chocantes sobre desperdício de comida no mundo
publicado em 13/07/2015 - 11:43

De acordo com a publicação da Revista Exame todos os anos, um terço de toda a comida produzida pelo sistema agrícola global está sendo perdida, indica a pesquisa realizada pelo World Resources Institute (WRI) em parceria com o Programa Ambiental das Nações Unidas (Pnuma). Em termos de calorias, uma a cada quatro calorias produzidas são perdidas.

 

Enquanto isso, 870 milhões de pessoas passam fome e, a cada dia, mais de 20 mil crianças menores de 5 anos morrem de fome. Segundo a ONU, 26% das crianças em todo o mundo são consideradas raquíticas por desnutrição. Dos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos desperdiçados, 44% é composto de frutas e vegetais, os produtos que mais vão pro lixo. Em seguida, aparecem raízes e tubérculos, compondo 20% das perdas; cereais com 19% e leite, com 8%.

 

O desperdício de alimento no Brasil é estimado em 26,3 milhões de toneladas. Cerca de 10% desse total se perdem ainda no campo, outros 50% se dá no transporte e manuseio, e 10% da perda acontece na fase de consumo.

 

Uma mobilização na França acaba de conquistar uma lei que força supermercados a doarem produtos não vendidos a pessoas carentes e aos sem-teto. Mas essa é apenas uma pequena parte do problema. A maior parte dos alimentos é desperdiçada antes de deixar o campo. Agora a União Européia está tentando descobrir como impedir os supermercados de colocar a responsabilidade do desperdício nos agricultores ao usarem razões excêntricas para rejeitar grandes quantidades de comida. 

 

O Avaaz em parceria com as equipes da Feedback  já têm ajuda de uma rede de políticos dispostos a apresentar propostas de leis; agora precisam mostrar o apoio do público. Precisam juntar milhões de assinaturas, enviar a petição para a União Européia antes do fim da consulta e, em seguida, trabalhar com aliados em todo o mundo para conquistar as leis que precisam. Adicione seu nome e envie a petição para cada pessoa com quem você já compartilhou uma refeição.  

 

Petição Aqui.

 

 

Fonte: Revista Exame.com e Avvaz

Assessoria de Comunicação ABES-DF

Acompanhe as notícias também pelo Facebook

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília