Perspectivas do debate sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos dos Grandes Geradores no DF
publicado em 29/04/2016 - 15:04

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/DF, realizou nesta quarta-feira (27) o debate sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos dos Grandes Geradores no Distrito Federal.  O presidente da ABES/DF, Marcos Helano Montenegro, fez parte da mesa de abertura e abriu o debate apresentando os desafios da implementação da Lei 5610/2016 e os impactos na reciclagem e na compostagem.

 

A mesa de abertura foi composta, ainda, pelo diretor, Silvano Silvério da Costa, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), coordenador, Silvio Góis, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF), coordenador, Carlos Passos, da Associação Brasileira dos Shopping Centers (ABRASCE), presidente, Maria Conceição Brito, Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop-DF), e pelo diretor, Jair Vitorino, da Associação Capital Recicláveis (ANAP).

 

 

O Encontro contou com a participação de outras instituições do governo, como a Agência de Fiscalização (Agefis), Caixa Econômica Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sociedade civil e alunos dos cursos relacionados ao tema. Após as apresentações da mesa, foi aberta rodadas de perguntas e respostas.

 

 

 

O presidente da ABES/DF, Marcos Helano Montengro, ressaltou a importância do tema. “A participação ativa de diferentes interessados na gestão dos resíduos sólidos dos grandes geradores foi responsável pela riqueza dos debates realizados. Seguramente os representantes dos órgãos públicos ali presentes não só trouxeram subsídios importantes para o entendimento dos desafios que a implementação da nova lei traz, mas também saíram com importantes contribuições dos demais participantes. Ficaram claros os incentivos à separação na fonte de recicláveis secos e de material compostável que a nova lei introduziu. A expectativa da ABES DF, que era de contribuir para que a lei "pegue e saia do papel" foi cumprida”, afirmou o presidente. 

 

 

O próximo debate a ser realizado pela ABES/DF será dia 25/05 sobre os Resíduos da Construção Civil no DF. Não perca, e faça sua pré-incrição com antecedência no nosso site. 

 

 

Confira aqui as apresentações do debate.

 

 

 

 

 

 

 

Wanessa Sousa de Moura

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília