Posse da Diretoria Biênio 2017-2019
publicado em 10/08/2017 - 22:08

Na noite da última quarta-feira (09), tomou posse a Diretoria da ABES/DF para o biênio 2017-2019. O evento aconteceu no auditório do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA. A mesa de Sessão Solene foi composta pelo representante da ABES Nacional, Mario Cezar Guerino, Secretário da ABES/DF, Marcos Helano Montenegro, representante da Sindagua, Maria Goreth Nóbrega, Vice-Presidenta ABES/DF, Tatiana Santana Timóteo Pereira e pelo Presidente da ABE/DF, João Marcos Paes de Almeida.

 

O Presidente, João Marcos destacou alguns fatos que marcaram a atual conjuntura local: o Governo do Distrito Federal, por meio da NOVACAP, concluiu a obra do Aterro Sanitário Oeste e o SLU iniciou sua operação em janeiro de 2017. O encerramento do lixão da Estrutural está programado para outubro próximo e o SLU viabilizou uma série de medidas cidadãs que beneficiaram os catadores de materiais recicláveis. A atual crise hídrica que castiga o Distrito Federal, que entendemos ser mais uma crise de gestão dos recursos hídricos que se aprofundou ao longo dos anos, é um desafio a todos os profissionais do setor saneamento e acreditamos que, com maior consciência dos usuários e maior competência dos profissionais, poderemos superá-la nos próximos dois anos.

 

Pouco avançamos nas soluções mais sustentáveis quanto ao manejo das águas pluviais, mas, continuamos acreditando que é preciso enfrentar o desafio de adotar concepções mais modernas na gestão das águas pluviais e institucionalizar a prestação deste serviço público.

A eficaz regulação dos serviços públicos de saneamento básico não dispensa o controle social sobre a prestação desses serviços essenciais, que tem como pressuposto a transparência por parte da CAESB, do SLU, da NOVACAP e da própria ADASA. Não por outra razão continuaremos envolvidos na organização do Fórum Alternativo Mundial da Água que se realizará em 2018 em Brasília sob o lema “Água não é mercadoria, é direito”.

 

 

 

 

Sobre a missão da ABES e os desafios para o biênio, sublinhou:

 

A missão da ABES é mobilizar os profissionais e estudantes do setor para refletir e debater a realidade e as perspectivas futuras do saneamento, dos recursos hídricos e do meio ambiente do DF, oferecendo contribuições à sociedade do Distrito Federal e ao próprio GDF na escolha das opções mais apropriadas tanto no âmbito da gestão quanto no domínio da tecnologia” declarou.

 

“Por isso, continuaremos a priorizar nossa atuação como membros dos Conselhos Distritais de Meio Ambiente – CONAM e de Recursos Hídricos – CRH, bem como do Comitê Gestor de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos - CORC, do CONLURB - Conselho de Limpeza Urbana e do CCPPTM - Conselho Consultivo de Preservação e Planejamento Territorial e Metropolitano. E seguiremos lutando pela definição legal do organismo colegiado responsável pelo controle social dos serviços públicos de saneamento.

Estas não são tarefas fáceis, ainda mais nos tempos difíceis que estamos vivendo. Enfrentá-las com consequência exige de nós esforço coletivo e por isso esperamos contar, mais uma vez, com a contribuição de cada associada e de cada associado” acrescentou João Marcos.

 

Além da Diretoria, do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo empossado, outras entidades como: MCidades, SLU, NOVACAP, CAIXA, SINESP, ANA, FUNASA,  ICMBio, CAESB, CONFEA, IHD/UnB, DPU, entre outros, também registraram presença

 

Após o encerramento da Sessão Solene, foi servido um coquetel de confraternização animado por música ao vivo.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES DF

Acompanhe as notícias da ABES-DF no Facebook

 

 

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília