Saneamento com participação social será destaque na 45ª Assembléia da Assemae
publicado em 12/05/2015 - 17:21

A 45ª Assembléia Nacional da Assemae acontece de 24 a 29 de maio, em Poços de Caldas (MG), com a presença de gestores públicos, técnicos, prestadores de serviço, estudantes, pesquisadores e demais profissionais relacionados ao saneamento básico.

 

Atenta ao papel da sociedade na formulação das políticas públicas, a 45ª Assembléia Nacional da Assemae apresenta como tema central “Saneamento Ambiental: políticas integradas com participação social”. O evento espera construir alternativas para os desafios do saneamento básico, por meio de mecanismos que garantam o planejamento e a articulação permanente nas esferas do poder público.

A participação da sociedade visa favorecer o desenvolvimento do senso crítico e de responsabilidade nos vários segmentos sociais, contribuindo para a resolução dos problemas que afetam a vida da comunidade. Esse processo se inicia quando várias pessoas decidem compartilhar suas necessidades, aspirações e experiências, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de um determinado grupo. Para tanto, os cidadãos identificam prioridades, estabelecendo metas e estratégias, segundo a realidade de cada local. Em seguida, definem com clareza os diferentes papéis dentro do planejamento das ações.

Como mecanismo de gestão comunitária, a participação aproxima-se dos instrumentos de controle social, pois há a necessidade, por parte da sociedade, de acompanhar o trabalho do poder público, verificando o cumprimento das metas e objetivos planejados. Pelo controle social, o processo participativo deve ser assegurado desde o princípio de sua instituição, o que na prática implica permitir à sociedade decidir sobre a estrutura e a composição das políticas públicas.

No saneamento básico, a participação social está diretamente relacionada ao planejamento do setor. Assim, destacam-se os Planos Municipais de Saneamento Básico, instrumentos de planejamento participativo que contribuem para o desenvolvimento sustentável nos municípios e região. Por meio dos planos, a sociedade pode identificar os problemas, diagnosticar demandas de expansão, estudar alternativas, e também delimitar objetivos, metas e investimentos necessários, com vistas ao pleno atendimento da população em abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.  

A vice-presidente da Assemae, Tânia Maria Duarte, que coordenará este debate na Assembléia, comenta a necessidade da gestão participativa e planejada para viabilizar a discussão, o monitoramento e a intervenção no setor. “A inclusão da sociedade na construção das políticas públicas de saneamento básico tem fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população. Os cidadãos precisam ser ouvidos nesse processo, incluindo desde os gestores públicos até os usuários dos serviços de saneamento”.

O tema será discutido durante o Painel 3, no dia 27 de maio, com a presença dos seguintes especialistas: diretor do Departamento de Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA/Ministério das Cidades), Ernani Ciríaco de Miranda; diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (DENSP/FUNASA), Ruy Gomide Barreira; superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA/SP), Sebastião Vaz Júnior; professor titular em Saneamento e participante especial da Universidade Federal da Bahia, Luiz Roberto Santos Moraes; secretário geral da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM/RJ), Fernando Pigatto; representante da Vigilância Interamericana para Defesa e Direito à Água (RedVida), Javier Márquez Valderrama.

 

 As inscrições estão abertas pelo site www.assemae.org.br/assembleianacional.  

 

 

 

 

Fonte: Imprensa da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE

Assessoria de Comunicação ABES/DF

Acompanhe nossas notícias também no Facebook

 

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília