Semana do Meio Ambiente tem plantio de mudas e oficinas no Grande Recife
publicado em 04/06/2014

O Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, situado entre Recife e Olinda, montou programação especial para a Semana do Meio Ambiente. De segunda (2) a sexta (6), serão realizadas 16 oficinas, duas exposições e a encenação de uma peça teatral com tema científico. As atividades são gratuitas e interessados devem agendar visita pelo telefone (81) 9488-3972.

Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, fixado pela ONU em 5 de junho, aborda o tema "Aumente sua voz, não o nível do mar". No Espaço Ciência, a programação enfoca no manguezal, importante ecossistema costeiro, além de temas relacionados à poluição e reciclagem.

Uma das oficinas, “Análise da Água do Manguezal Chico Science", vai mostrar como analisar os seguintes parâmetros: temperatura, turbidez, quantidade de oxigênio dissolvido na água, no solo e pH. Já na “Manguezal: da lama ao caos", participantes vão realizar experimentos e dinâmicas que servirão para ilustrar como os manguezais existem em determinadas localidades e como cada elemento presente nesse ambiente contribui para minimizar o impacto causado pela elevação do nível dos mares.

A peça teatral “O julgamento dos animais” vai ensinar de forma didática para garotada quem são os culpados pelos problemas ambientais. Ainda estão previstos as encenações de "Água, e eu com isso?", promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e "Como os jovens preservam o meio ambiente", da Agenda 21.

 

Jardim Botânico do Recife
A Prefeitura do Recife também preparou ações relativas à semana. De terça (3) a domingo (8), o Jardim Botânico, Zona Oeste, abrigará uma mostra de bonsais. Serão exibidas cerca de 40 plantas de colecionadores no espaço próximo ao viveiro. Na quinta (5), haverá o plantio de 100 mudas de pau-brasil no espaço. As árvores serão colocadas no jardim localizado na fachada do parque, formando um bosque. No mesmo dia à tarde, será encenado o espetáculo "A Árvore de Jô", no Teatro Santa Isabel, Centro da Capital. A peça é voltada para estudantes de escolas municipais. Na sexta (6), a apresentação ocorre no Teatro Apolo, Bairro do Recife.

Na sexta (6), a partir das 8h, serão realizadas atividades recreativas, oficina de artesanato com materiais recicláveis e feira de trocas no Parque de Santana, na Zona Norte. Também estão previstas ações de saúde e bem-estar, como yoga, orientação sobre saúde bucal, aplicação de flúor e bate-papo com profissionais de saúde a respeito de alimentação saudável.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ainda abre, nesta segunda (2), inscrições para o curso de técnicas de jardinagem. Gratuita, a qualificação será realizada no Jardim Botânico em agosto e tem o objetivo de formar profissionais para atuar na manutenção de áreas verdes e possibilitar o acesso ao mercado formal de trabalho. As inscrições seguem até o 1º de julho, pelo telefone (81) 3355-0000, das 9h às 14h. Para participar, é preciso ter o ensino fundamental 1 completo (antiga 4ª série) e ser maior de 18 anos.

Atividades em Olinda
Em Olinda, as atividades ocorrem entre segunda (2) e sábado (7). A abertura oficial ocorre nesta segunda no Centro de Educação Ambiental (CEA) e na Reserva de Floresta Urbana - Mata do Passarinho, às 9h. Os espaços terão palestras, exposições, debates, exibição de filmes e oficinas. Ainda estão previstas exibição de filmes, visitas ao Horto Del Rey, feira cultural e trilhas.

Segundo a prefeitura, as ações ocorrem nos turnos da manhã, a partir das 8h, e da tarde, a partir das 14h. O CEA fica na Estrada do Bonsucesso, nº 306. Já a Reserva de Floresta Urbana - Mata do Passarinho está localizada na Estrada de Caixa D'Água, s/n.

Fonte: G1.

Equipe de Comunicação ABES-DF

 

Manuela Lopes
manuela@capitalcomunicacao.com.br
 

Rebeka Cavalcanti
ascom-abesdf@capitalcomunicacao.com.br

rebekacavalcanti@gmail.com

 

Diego Lerte

diegolaerte@gmail.com

 

Thiago Ypiranga

 thiagoypiranga@gmail.com

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília