XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos se encerra com balanço positivo
publicado em 08/08/2014

Nove painéis e 62 trabalhos técnicos/posters foram apresentados aos cerca de 300 participantes do XI SNRS, entre os dias 06 e 08 de agosto, na Fiocruz, em Brasília. Além das atividades técnicas, ocorreu a cerimônia de posse da diretoria da ABES Nacional.

 

O evento contou com participantes e especialistas na área de resíduos sólidos de vários locais do país. A qualidade dos debates, painéis e trabalhos foi elogiada pelos presentes. “Foi um seminário muito rico. Um evento que congregou, na área de resíduos, debates ricos e retomada de fóruns. Foi muito importante o Ministério Público do Distrito Federal ficar a par de tudo que está acontecendo no país”, disse Carine Barbosa, que é funcionária do órgão distrital.

 

Estudantes também apreciaram o encontro. “Escolheram bem os trabalhos técnicos e os painéis foram muito bons, com temas muito úteis”, exaltou Rayanne Cristina, estudante de engenharia civil da Universidade Católica de Brasília.

 

Os organizadores do seminário também ficaram bastante satisfeitos com o resultado. “Nós tivemos aqui profissionais, estudantes, professores e técnicos de todo o Brasil discutindo os principais problemas de gestão de resíduos sólidos e o principal legado de nosso seminário será a rearticulação nacional das instituições públicas e sociedade civil para retomada do fórum nacional lixo e cidadania. Nós estamos muito satisfeitos”, comemorou Kátia Campos, diretora da ABES - Seção Distrito Federal.

O Presidente da ABES/DF, Marcos Montenegro, enalteceu a importância do evento para a evolução do setor. “A grande participação mostra o interesse crescente dos envolvidos na superação dos problemas de gestão de resíduos sólidos no país que ainda são muito grandes”, disse.

 

Dante Ragazzi, presidente da ABES Nacional também elogiou a qualidade e ressaltou a importância do seminário. “O evento foi um sucesso. Pode-se ver pela quantidade de pessoas que por aqui passaram nesses três dias. O tema é extremamente importante e ainda não temos certos caminhos definidos, como legislação e regulação. Por isso encontro como esses são de extrema importância”, elogiou Ragazzi.

 

A presença de representantes do governo federal e de especialistas mundiais no assunto confirma a relevância da discussão do assunto e mostra uma evolução brasileira no setor. “O Brasil está indo no caminho certo e eventos como estes ajudam muito no processo, já que tem uma programação muito rica e debates muito interessantes”, elogiou Dulce Pássaro, ex-ministra do ambiente de Portugal, ao fim do primeiro dia de debates.

 

 

Em dois anos o encontro acontecerá novamente com o mesmo objetivo: continuar contabilizando avanços em saneamento básico e política nacional de resíduos sólidos no país. O clima de otimismo fica marcado, como quem diz: “Nos vemos em 2016”!

 

Equipe de Comunicação ABES-DF

 

Manuela Lopes
manuela@capitalcomunicacao.com.br

 

Rebeka Cavalcanti
ascom-abesdf@capitalcomunicacao.com.br

rebekacavalcanti@gmail.com

 

Diego Lerte

diegolaerte@gmail.com

 

Thiago Ypiranga

thiagoypiranga@gmail.com

 

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília