XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos
publicado em 21/12/2015 - 17:12

Nos dias 9 e 10 de junho de 2016, a ABES/CE em parceria com o SindiVerde realizará o XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos. O Evento será em paralelo com o Recicla Nordeste, que é a feira da industria da reciclagem e transformação. O local será o Centro de Eventos do Ceará.

 

Segundo Heliana Kátia, durante ano, a ABES, por meio da CTRS, vai protagonizar outros dois eventos internacionais sobre resíduos sólidos, aqui no Brasil. Os encontros, que acontecerão em Brasília – DF, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, também serão simultâneos: o “Simpósio Internacional Ecos da Sardenha” e o Pré – GRAL (Simpósio Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina)”.

O primeiro evento, conforme explica a coordenadora da Câmara, vai debater o tema dos aterros sanitários, que foi discutido no Simpósio Internacional da Sardenha 2015. Desta forma, o objetivo do Ecos da Sardenha é repercutir entre os países participantes o assunto abordado no encontro do ano anterior e avaliar o andamento da situação do Brasil, por exemplo, na questão dos aterros.

Já no Pré GRAL, os especialistas se reúnem para discutir os temas mais relevantes que deverão fazer parte do V GRAL, que será realizado no México, em 2017. Neste caso, serão debatidos aspectos da coleta seletiva, logística reversa, além da responsabilidade sobre a recuperação dos resíduos secos-embalagens.

Para Heliana Kátia, no entanto, o assunto-chave do momento, nos três encontros, considerando o cenário brasileiro, deve ser a questão da logística reversa. “O debate sobre a implementação da logística reversa de embalagens deve ser o ponto alto de discussão. Tanto o seminário nacional como os internacionais devem aprofundar sobre a responsabilidade de cada segmento na logística reversa de embalagens”, afirma.

 

Isso porque, salienta ela, pela lei brasileira, a responsabilidade é do portador, do gerador, do distribuidor, do comerciante. “O acordo que foi assinado entre a indústria e o Ministério do Meio Ambiente não representa a avaliação do setor, da ABES. Somos votos vencidos. Estamos questionando este acordo”, enfatiza a coordenadora da CTRS.

 

 

 

Assessoria de Comunicação ABES-DF

Acompanhe nossas notícias também no Facebook

(61) 3703-4610
Endereço:
SEPN 506, Bloco D - Ed. Sagitarius Sala 124 CEP: 70740-504 Brasília
Desenvolvido por Nova Mídia Brasília